Em sua primeira edição, o Programa Acadepol Itinerante irá capacitar, até o final deste ano, mais de 400 servidores policiais das Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) de Eunápolis, Serrinha, Santo Antônio de Jesus, Guanambi e Paulo Afonso. Com aulas direcionadas a investigadores, escrivães e delegados, o programa busca atender a demanda policial de cada região, oferecendo cursos em diversas áreas, entre elas, planejamento operacional, inteligência de segurança pública, análise criminal – boletim de ocorrência e polícia comunitária.

O objetivo da Academia de Polícia Civil (Acadepol) é capacitar o maior número possível de servidores e aprimorar suas qualificações, sem deslocá-los da região onde atuam. O primeiro curso, realizado na cidade de Porto Seguro, para os servidores que trabalham nas delegacias integrantes da 23ª Coorpin (Eunápolis), aconteceu no período de 20 e 24 deste mês, com a participação de 137 alunos.

Eles aprimoraram os conhecimentos em busca e coleta de dados, segurança orgânica, qualidade de atendimento – boletim de ocorrência e tiro policial. A próxima turma, prevista para os dias 3, 4 e 5 de setembro, na 15ª Coorpin (Serrinha), já tem 77 inscritos, dos quais 15 são soldados e oficiais da Polícia Militar.

Uma das oficinas irá abordar o ‘Atuação da Polícia Civil em Grandes Eventos’, preparando os policiais para agirem, por exemplo, durante a tradicional Vaquejada de Serrinha. As aulas são ministradas por profissionais da área de segurança pública, entre eles, o delegado-geral Hélio Jorge Paixão, o superintendente de inteligência da Secretaria da Segurança Pública, Magno Medeiros, a diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), Heloísa Brito, e outros especialistas como o professor da oficina de Tiro Policial, Fabiano César.

Segundo a coordenadora de Meios Didáticos, da Acadepol, Moema Silveira, cada Coorpin realiza inicialmente o seu planejamento estratégico, montando o curso de acordo com suas necessidades, apontando as áreas que precisam ser aprimoradas. Depois de Serrinha, as cidades que receberão o programa são, respectivamente, a 4ª Coorpin (Santo Antônio de Jesus), em outubro, a 22ª Coorpin (Guanambi), em novembro, e a 18ª Coorpin (Paulo Afonso), em dezembro.

Estágio de Práticas

Os servidores do Departamento de Polícia do Interior (Depin) também serão beneficiados com o curso de Estágio de Práticas Policiais (EPP). Na segunda-feira (27), em Serrinha, foi iniciada a primeira turma, voltada exclusivamente para servidores que atuam em delegacias do Depin. O curso, que termina nesta sexta (31) reúne 30 policiais civis.

"A capacitação vai possibilitar que nossos policiais mantenham-se atualizados e treinados nas técnicas de uso e manuseio de armas", explica o delegado coordenador da 15ª Coorpin, Fábio Silva. Com 45 horas/aula, o curso de EPP integra o programa de capacitação contínua de servidores policiais do estado da Bahia, desenvolvido pela Acadepol, que levará este e outros para as demais regiões até o final do ano.