Foi inaugurada nesta quarta-feira (15) a Base Comunitária de Segurança de Itinga, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS). A cerimônia teve a presença do vice-governador Otto Alencar, que representou o governador Jaques Wagner, do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro.

Com o reforço na segurança, os moradores de Itinga disseram que já se sentem mais confiantes e tranquilos ao caminhar pelo bairro, considerado um dos mais violentos de Lauro de Freitas. A empresária Creuza Bastos, dona de um mercado, afirmou estar se sentindo mais segura. “É mais garantia para meu mercado e meus funcionários. Quanto mais policiais nas ruas melhor para a população do bairro”.

Para o vendedor de frutas Demétrio Pinheiro, que mora há 33 anos em Itinga, o bairro precisava muito dessa iniciativa do governo. “Desde que os policiais chegaram aqui, a coisa melhorou muito. Já estamos sentindo a diferença”.

Esta é a sexta base comunitária de segurança implantada na Bahia, com o objetivo de reduzir os índices de violência contra a pessoa e contra o patrimônio, dentro das ações do programa Pacto pela Vida. Esta nova unidade conta com 120 homens, quatro viaturas, oito motos e dez câmeras de vigilância.

O secretário da Segurança Pública declarou que a base comunitária vai atender também às comunidades no entorno de Itinga. Segundo ele, serão beneficiadas 60% das pessoas que moram em Lauro de Freitas. “Além de contar com reforço na segurança, essas pessoas terão diversas ações sociais, como cursos de informática, de qualificação profissional e de pré-vestibular”. Maurício Barbosa informou que Camaçari será o próximo município da RMS a receber uma base comunitária de segurança.

Redução da criminalidade

Somente na capital, a Secretaria da Segurança Pública já instalou a Base Comunitária de Segurança do Calabar, do Complexo do Nordeste de Amaralina, onde foram montadas três unidades, e em Fazenda Coutos, no subúrbio ferroviário.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, as ações implementadas pelas bases comunitárias instaladas em Salvador reduziram de forma significativa os crimes violentos nessas regiões. “No Calabar, houve uma queda de 90% nas ocorrências, em Fazenda Coutos, a redução foi de quase 70%, e no Complexo do Nordeste de Amaralina (Nordeste, Santa Cruz e Vale das Pedrinhas), a redução foi de 50%”.

Outras bases estão previstas até o final do ano nas cidades do interior, como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Porto Seguro e Itabuna, além de Salvador, que vai receber mais três unidades (Bairro da Paz, Rio Sena e São Caetano).

“O combate à criminalidade e ao tráfico de drogas vai se estender em toda a Bahia, principalmente nas grandes cidades. Essas bases comunitárias são muito importantes para a redução desses crimes, trazendo mais tranquilidade para os baianos”, ressaltou Otto Alencar.

Publicada às 11h05
Atualizada às 14h15