A Polícia Militar, por meio do Serviço de Inteligência, da 81ª CIPM e Rondesp, e a Polícia Civil iniciaram na madrugada desta sexta-feira (3) a “Operação Itinga em Paz” para a instalação da 6ª Base Comunitária de Segurança (BCS) de Salvador. A ação integra o programa Pacto Pela Vida, que tem como meta reduzir os índices de violência em todo estado.

Foram empregados 289 policiais militares com o objetivo principal de intensificar o policiamento, cumprir 12 mandados de prisão, apreender armas, drogas e veículos irregulares.

A operação foi dividida em três fases: a da inteligência; iniciada há 90 dias com a identificação de criminosos; a ocupação; que envolve o cumprimento dos mandados judiciais e ação ostensiva; e a intensificação, aumentando o número do efetivo na região. Estas etapas antecedem a instalação da Base Comunitária de Segurança de Itinga, prevista para ser inaugurada até setembro.

Foram instalados pontos de bloqueio e abordagem nas principais ruas de acesso a Itinga com o objetivo de fazer revistas a pessoas e veículos. Foram realizadas ainda incursões e empregadas guarnições com motocicletas no intuito de permitir maior mobilidade da ação policial.