Pelo quinto ano consecutivo, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) foi classificada como a quarta melhor prestadora de serviços públicos do país, segundo a classificação da revista As Melhores da Dinheiro: As 1.000 Melhores Empresas do Brasil, que já está na bancas.

Entre as melhores, a empresa baiana só é superada pelas companhias estaduais de saneamento de São Paulo (Sabesp) e de Minas Gerais (Copasa) e pela Casa da Moeda. No setor de saneamento, foi considerada a terceira melhor empresa do país. A disputa envolve empresas públicas do setor de saneamento, do setor de gás, dos Correios, Metrô e Casa da Moeda, entre outras.

Em sua nona edição, o mais completo guia corporativo do Brasil traz o levantamento das práticas gerenciais das 1.000 maiores empresas instaladas no Brasil em 26 setores da economia.

A seleção é feita por meio de um questionário, em que as empresas são classificadas a partir de cinco critérios: sustentabilidade financeira, recursos humanos, inovação e qualidade, responsabilidade social e governança corporativa. Cada indicador recebe um peso específico, sendo que a empresa que somar o maior número de pontos será considerada a de melhor desempenho em seu setor de atividade.

Segundo o presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, a colocação conquistada pela empresa é resultado da atual gestão, que vem trabalhando desde 2007 para ampliar o atendimento com eficiência e sustentabilidade. “Graças à prioridade estabelecida pelo governador Wagner, de dar acesso aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário a quem mais precisa, conseguimos, em cinco anos e meio, atender mais de 2,5 milhões de pessoas com água tratada e canalizada e 1,3 milhão com coleta e tratamento de esgoto”, afirmou Abelardo.