O Programa de Aprendizado Jovem (Proaj) iniciou cursos de capacitação para jovens e adultos moradores do bairro da Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, com apoio da Base Comunitária de Segurança instalada no local. Até o dia 13 deste mês os estudantes do 3º ano ou concluintes do ensino médio ainda podem efetuar as inscrições, gratuitas, para qualificação nas áreas de informática básica e internet, língua portuguesa, interpretação e escrita de textos, matemática básica e raciocínio lógico.

A capacitação acontece em forma de educação a distância e os alunos podem acessar o conteúdo e o material de ensino a partir de um computador ligado à internet. Em Salvador, esses cursos já são oferecidos em 70 Centros Digitais de Cidadania (CDCs).

A moradora Jorgina Ribeiro Ramos, 48 anos, aproveitou a oportunidade para retomar os estudos. “Eu conclui o ensino médio há 16 anos e resolvi me inscrever para reforçar disciplinas de português e matemática e, quem sabe, me qualificar melhor para o mercado de trabalho”.

O objetivo é compartilhado com a aluna Brenda Sena, 15. “É perto de casa, temos o auxilio dos professores aqui na base e ainda uma oportunidade para pessoas como eu, que não têm acesso a um computador em casa para aprender informática e ampliar o conhecimento em outras áreas também”.

Suporte

De acordo com o coordenador do centro da base, soldado Rodrigo Ribeiro dos Santos, o local vai oferecer qualificação a 100 alunos. “Já temos 40 inscritos e até o fim do prazo teremos mais 60. A base serve justamente para apoiar projetos de inclusão social, inclusive, paralelo a esse, desenvolvemos oficinas de inclusão digital e resistência as drogas. Aqui, os alunos têm acompanhamento com professores e monitores, além de suporte para o uso dos equipamentos gratuitamente”.

O coordenador do Programa de Inclusão Social da Secti, Murilo Aguiar, afirmou que foram disponibilizadas cinco mil vagas para Salvador e região metropolitana e outras cinco mil para o interior do estado. “O projeto funciona em parceria com a Uneb [Universidade do Estado da Bahia], onde nós queremos justamente capacitar essas pessoas”.

Segundo ainda Aguiar, os estudantes possuem horários flexíveis, por meio de educação a distância, que faz com que possa acessar o site no momento mais propício para ele, “e temos uma plataforma de acompanhamento, onde fazemos a avaliação do seu desempenho”. O coordenador destacou também que um projeto piloto foi feito há dois meses para avaliar a viabilidade da ação, com 600 alunos, e o resultado foi de 70% de aproveitamento.

As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Os interessados devem fazer a inscrição em qualquer CDC