Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) vão ter a possibilidade de fazer gratuitamente um exame de alta complexidade para detectar o câncer precocemente. O exame com tomógrafo computadorizado (PET/CT) será oferecido pela clínica Delfin, em Lauro de Freitas, graças a um convênio celebrado entre a empresa e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que vai repassar, por meio do Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica (Inovatec), R$ 1,98 milhão para a compra do equipamento.

O convênio entre a Secti e a Clínica Delfin foi assinado, nesta quinta-feira (23), na unidade da empresa, em Lauro de Freitas. Participaram o secretário Paulo Câmera e o presidente do grupo, Delfin Gonzalez. Para receber os recursos, a clínica terá que realizar 20 exames mensais de PET/CT, sendo que cada um custa hoje cerca de R$ 3,5 mil, durante a execução do convênio, que é de três anos.

Com o novo equipamento, espera-se que a Bahia fique em pé de igualdade aos grandes centros da região Sudeste do país e em posição superior de pesquisa de novos radiofármacos para estudos precoces de câncer de próstata e de útero. Para Câmera, esta é mais uma prova de que a Bahia tem investido em tecnologia e produção de conhecimento para continuar se destacando no cenário nacional.

Inovatec

“O programa é um grande instrumento que nós temos para fomentar a criatividade e apoiar iniciativas que geram retorno científico para o Estado”, destaca o secretário. Para ele, a pesquisa vai ainda formar profissionais de alta qualificação nas áreas de física, farmácia e medicina. Ele afirmou ainda que a empresa deve participar do polo tecnológico industrial de Camaçari que está sendo formatado pela Secti. Delfin Gonzalez agradeceu o apoio da secretaria para a realização da pesquisa e disse que “o que falta muitas vezes ao empresário baiano é informação para buscar as oportunidades”.