O legítimo artesanato baiano é atração no Centro de Arte e Cultura J. Inácio, em Aracaju (SE), até este domingo (19), com a exposição Bahia – Sergipe: Expo Artesanato. A visitação é gratuita e todas as peças estão à venda.

Em cartaz, um pouco da vasta arte criada na Bahia, com peças variadas. Destaque para a produção de Salvador e cidades do interior, a exemplo de Maragojipinho, Barra, Rio Real, Irará, Rio de Contas, Malhada Grande, Guanambi e Sauípe.

O acervo reúne 350 peças, entre utilitários e decorativos de cerâmica, esculturas de madeira, cestaria e trançado, mandalas, orixás de metal, bonecas de papel marché, baianas de cabaça, rendas e instrumentos musicais.

Fruto de parceria do Instituto Mauá com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social do Governo de Sergipe, a exposição visa o intercâmbio cultural entre os dois estados. E, além da mostra, a parceria inclui a realização de oficinas de capacitação artesanal para a comunidade local, ministradas por artesãos cadastrados no Mauá.

“A exposição destaca e valoriza o trabalho dos artesãos baianos para além do nosso estado, abrindo novos espaços de divulgação e comercialização”, disse a diretora-geral do Instituto Mauá, Emília Almeida. “Essa parceria também fomenta o artesanato do Nordeste como um todo, ressaltando as suas raízes e diferenciando a produção local do restante do país”.