O número de acidentes de trabalho em 2010 na Bahia foi 2.549 a menos que em 2009, segundo informações da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Sete), com base nos dados da última edição do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, elaborado pelo Ministério da Previdência Social e o Ministério do Trabalho e Emprego.

São Paulo é o estado com o maior número de acidentes de trabalho, registrando em 2010 um total de 242.271 acidentes com 710 mortes. Estes números representam 34,53% do total de acidentes do país. As informações estão disponíveis no site do Tribunal Superior do Trabalho, que desenvolve uma campanha pelo Trabalho Seguro, dentro do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

Para reduzir os acidentes do trabalho na Bahia, várias ações têm sido empreendidas, por meio da Agenda Bahia do Trabalho Decente, como explica a coordenadora do Comitê Gestor da Agenda, Patrícia Lima. A Superintendência Regional do Ministério do Trabalho atua fortemente na fiscalização, assim como devem ser ressaltadas as ações educativas de iniciativa dos sindicatos dos trabalhadores, da Associação dos Magistrados do Trabalho (Amatra-5) e do Governo do Estado.

Incidência

Na lista das maiores ocorrências estão os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “O número de acidentes é proporcional ao tamanho do mercado de trabalho, o que explica que as maiores economias entre os estados da federação estejam entre aqueles que apresentam maior incidência de acidentes de trabalho”, destaca o secretário Nilton Vasconcelos. Segundo ele, “Minas Gerais, por exemplo, registrou 74.763 acidentes de trabalho em 2010, enquanto o Paraná totalizou 51.509, e a Bahia anotou 23.934 acidentes de trabalho”.