As experiências das cooperativas Coopertane, Colibris, Coopercorte, Sol Nascente e Rendavan serão relatadas nesta quinta-feira (16), a partir das 14h, no II Encontro de Grupos Produtivos do Calabar, que acontece no Centro Público de Economia Solidária (Cesol), no bairro do Comércio, em Salvador.

Essas cooperativas contam com o apoio direto da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência de Economia Solidária (Sesol), que já investiu no projeto R$ 423 mil para o fortalecimento das ações.

Denominado Florescer: Fortalecendo Homens e Mulheres para o Desenvolvimento Local, o projeto visa prestar assistência técnica a empreendimentos econômicos solidários das comunidades do Calabar, Alto das Pombas, Roça da Sabina e Ibit, além de estimular a criação de novos grupos associados para atuar sob a lógica solidária. O atendimento nessas comunidades integra as ações programadas pela Setre dentro do Pacto pela Vida, uma iniciativa do governo da Bahia que busca a geração de ocupação e renda, aliada às ações para o desenvolvimento da cidadania.