A assinatura de contratos, na tarde desta quinta-feira (23), entre a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e 23 entidades executoras, vai garantir a capacitação de 3.157 trabalhadores baianos, por intermédio do Plano Territorial de Qualificação Profissional e Social da Bahia (PlanTeQ).

A solenidade aconteceu durante o IV Encontro dos Coordenadores do SineBahia, no Bahiamar Hotel, no Jardim de Alah, em Salvador. Para a execução do PlanTeQ serão investidos R$ 2,9 milhões, oriundos do Fundo de Amparo Trabalhador (FAT).

As vagas serão oferecidas em 58 municípios, nas cadeias produtivas de tecnologia da informação, agricultura, alimentos, artesanato, construção civil, energia, beleza e estética, comércio e serviço, têxtil, e transporte. Os cursos têm duração de 200 horas/aula, que terão início na segunda quinzena de setembro.

Durante a assinatura, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, afirmou que a qualificação é um das etapas das políticas públicas de trabalho e renda. “O desafio seguinte é inserir os trabalhadores no mercado de trabalho. O Governo do Estado, por meio do Serviço de Intermediação para o Trabalho [SineBahia], não tem poupado esforços para garantir a colocação desse trabalhadores”.