Os principais destinos baianos estão sendo apresentados nesta terça-feira (28) para mais de 700 operadores e agentes de viagem na capital peruana – Lima -, durante o III Workshop Brasil Destino Sensacional. Com a intenção de fomentar o fluxo turístico e de negócios para os dois países, a Embaixada do Brasil promove em parceria com o Comitê Descubra o Brasil (CDB) capacitações para profissionais do setor que comercializam estes destinos.

Mais de 20 Estados estiveram presentes na rodada de negócios realizada pela manhã e a programação se estendeu pela tarde com as apresentações. "Batemos recorde de inscrições. Foram 700 agentes e operadores inscritos”, afirmou o secretário da Embaixada do Brasil no Peru, Eduardo Ferreira. Segundo ele, isso se deve à procura dos peruanos pelo Brasil e pela Bahia, “pois eles se interessam muito por cultura e turismo de sol e praia. O poder aquisitivo dos peruanos cresceu. O país saiu de uma taxa negativa de viagens para 90 mil viajantes. A classe média peruana está gastando em média 100 dólares no destino".

Segundo o presidente do CDB, Ximenas Bastías, os peruanos passaram a se interessar muito mais pelo Brasil depois que as ações de promoção dos destinos brasileiros foram intensificadas. "Passamos a divulgar os produtos para o público profissional em eventos como este workshop e também para o público final. Em setembro, teremos um balcão num shopping Center, onde mostraremos os encantos da Bahia".

O secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, enxerga o mercado peruano promissor e luta pela conquista de um voo regular e direto. "Nosso objetivo continua sendo o voo. Temos fluxo do Peru para a Bahia e da Bahia para o Peru".

O diretor de Mercados Intenacionais da Embratur, Marcelo Pedroso, disse que a estratégia é ampliar os destinos turísticos no mercado peruano, consolidando uma ferramenta fundamental, que é o treinamento dos agentes de viagem. "O Peru possui hoje voos diretos para quatro estados brasileiros, porém buscamos mais. Temos um programa de incentivo a captação de voos charters. Os estados que não possuem voos diretos podem apresentar projetos para promoção destes vôos. Para isso, a Embratur destinou R$ 8 milhões, que serão repartidos entre os estados”.

O mercado peruano

Em 2011 o Brasil recebeu 86.975 turistas peruanos, um aumento de cerca de 7% em relação a 2010, número que classificou o país como o 13º maior emissor de turistas para o Brasil. Atualmente, 46 voos semanais ligam o Peru ao Brasil, uma malha aérea diversificada com opções de voo para São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Foz do Iguaçu.