A programação cultural da I Semana da Diversidade LGBT (1º a 9 de setembro) é mais um atrativo para quem escolher Salvador para passar o feriado prolongado de 7 de setembro e também para os moradores que ficarão na cidade. A superintendente de Serviços Turísticos da Secretaria do Turismo (Setur), Cássia Magalhães, destaca que profissionais como policiais civis, militares e trabalhadores como guias de turismo, recepcionistas e funcionários de hotéis, pousadas e restaurantes passaram por uma oficina de capacitação para melhor atender a comunidade LGBT. “Não pretendemos diferenciar o atendimento e a recepção ao público LGBT, mas fazer com que os serviços sejam prestados sem preconceito e homofobia”, disse.

Marcelo Cerqueira, presidente do Grupo Gay da Bahia, afirma que a Parada Gay de Salvador e a Semana da Diversidade são eventos que buscam a conscientização para o combate à homofobia e à prevenção, mas também representam o grande acontecimento voltado para o público LGBT na capital baiana.

Já o diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira, ressalta que os eventos estão sendo formatados para se tornarem partes de um importante produto turístico em Salvador. “Os turistas do segmento LGBT são essenciais para um destino turístico, pois geralmente possuem um alto poder aquisitivo e consomem bastante os produtos e as atrações em uma cidade".