Seguindo com as homenagens ao centenário do romancista autor de Gabriela, Cravo e Canela, o Perfil & Opinião – Jorge Amado de quarta-feira (22), às 22h, traz entrevista com a quituteira baiana Dadá. A dona dos temperos mais famosos da Bahia narra sua trajetória à apresentadora Denny Fingergut e fala sobre seus sonhos, suas conquistas e da importância do escritor na sua vida. 

Nascida no distrito do Conde, no município de Entre Rios, Dadá começou a trabalhar ainda muito cedo para ajudar a sua mãe no sustendo da casa. Foi justamente por conta dessa realidade, quando trabalhava lavando pratos, que a menina – que sonhava ter uma boneca com cabelos – descobriu o talento e a afinidade com os elementos que compunham as receitas. Por meio das “raspas” de panela, decifrava os aroma e os sabores contidos ali.

Mais tarde, já em Salvador, inaugurou seu pequeno restaurante no Alto das Pombas, tendo como clientes figuras ilustres do cenário cultural baiano, entre eles, o autor de Dona Flor e Seus Dois Maridos, Jorge Amado. Além de frequentador assíduo do estabelecimento, ele foi grande incentivador da quituteira, que o tratava como "pai".
 
A programação da TVE Bahia também pode ser acompanhada pelo portal do Irdeb.