Cerca de 140 servidores, entre secretárias e motoristas, irão compor a primeira turma do programa de capacitação para as duas carreiras, lançado na manhã desta quarta-feira (5) pela Secretaria da Administração (Saeb). O programa, gerido pelo órgão, tem o propósito de promover formação continuada destes profissionais e também sensibilizar os gestores sobre a importância do aperfeiçoamento, demandado pelo mercado de trabalho.

O evento aconteceu na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), em Salvador, com a palestra do professor Victoriano Garrido, sobre "A importância da Capacitação para o Profissional Contemporâneo". A iniciativa, implementada pela Diretoria de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas (DDE), conta com parceria da Rede de Instrutores Internos.

Para a diretora geral da Saeb, Gilda Gordilho, a experiência será de crescimento para os participantes. "Iniciativas como esta é uma experiência para os servidores e oportunidade para construção de uma rede de contatos, onde será possível trocar conhecimentos e buscar soluções conjuntamente".

O motorista Daniel Souza Costa, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), há 30 anos no Estado, comemorou a oportunidade de se atualizar. "São muitos anos de estrada. É o primeiro curso fornecido pelo Estado do qual participo. Acho muito importante para os profissionais contarem com um programa como este". A secretária Diana de Brito Silva, recém-chegada à Embasa, disse que os conteúdos lhe ajudar no trabalho, “com certeza. Estou com muita expectativa quanto aos módulos de ética e organização de eventos".

Módulos

O programa de capacitação será ministrado em módulos, formato escolhido para cumprimento da carga horária sem ônus ao trabalho desenvolvido pelos profissionais. As aulas da primeira turma do curso para motoristas serão ministradas de 11 deste mês a 11 de outubro. Para secretárias, no período de 19 deste mês a 29 de novembro.

As duas primeiras turmas, de caráter experimental, têm a função de promover ajustes no conteúdo ministrado, ofertado em períodos regulares aos servidores ativos, cargos comissionados e regidos pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), a partir de 2013.

A iniciativa foi desenvolvida conjuntamente pela Saeb e instrutores internos das secretarias de Planejamento (Seplan) e da Saúde (Sesab), além da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Departamento Estadual de Trânsito (Detran/BA), SAC e Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).