O segundo leilão promovido pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb) este ano atraiu, nesta sexta-feira (14), 200 interessados ao Almoxarifado Central, no bairro da Mata Escura. A procura pelos 185 lotes compostos basicamente de veículos, além de mobiliário e material de informática trouxe a Salvador pessoas de várias cidades do interior e até de outros estados.

A arrecadação superou a expectativa inicial de R$ 505 mil e atingiu os R$ 1,2 milhão. O lote mais caro foi de um caminhão, arrematado por R$ 26 mil, e o mais barato com diversos bens móveis, vendido por apenas R$ 400.

A maior parte dos lotes – 101 – estava em Salvador, mas outros veículos localizados em Barreiras, Guanambi e Feira de Santana também foram bastante disputados. Era nesses veículos que o empresário Aparecido Medeiros, de São Paulo, estava interessado. Especializado na revenda de veículos batidos ou sem condições de uso, ele mapeia, via internet, os principais leilões do país. Já arrematou veículos em mais de 10 estados e não perde um leilão da Saeb. Antes de vir para o certame, Medeiros esteve em Barreiras e Guanambi e preparou seus lances para arrematar os lotes das duas cidades do oeste baiano. 

Ele costuma arrecadar, em média, 20 carros em cada leilão, para diluir o preço do frete até São Paulo. “Vale a pena, às vezes se consegue bons negócios, às vezes não, mas o importante é fazer o giro rápido do dinheiro”.

Mas nem sempre visitar os carros no interior é obrigatório para fazer bom negócio. Fernando César também vende carros batidos a avariados e já fez boas aquisições de carros localizados em cidades distantes como Itaberaba e Paulo Afonso, apenas com as fotos fornecidas pela Saeb. “A gente manda o reboque com a nota fiscal e eles pegam lá”.

O português Nuno Rodriguez, há cinco anos vivendo em Salvador, foi ao leilão para conhecer e, quem sabe, fazer um bom negócio. Hoje corretor de imóveis, ele trabalhou por 30 anos no mercado de veículos em Lisboa e não descarta voltar ao ramo a partir dos leilões. “Uns dois ou três carros eu posso conseguir arrematar, se o preço não subir muito”.

Renovação da frota

Segundo a Superintendente de Serviços Administrativos da Saeb, Jerusa Coelho, o esforço de renovação da frota feita pelo Governo do Estado, diminui custos com manutenções e gera melhores oportunidades para quem participa dos leilões. “A Saeb realiza os estudos da frota, sempre priorizando a substituição dos veículos mais antigos, mas com a renovação constante, alguns veículos com menos anos de uso acabam sendo colocados em leilão”.

Os leilões promovidos pela Saeb integram as ações do Programa de Qualidade do Gasto Público – Compromisso Bahia, que tem como objetivo combater o desperdício na máquina administrativa, investindo os valores economizados no reaparelhamento da estrutura administrativa. A receita obtida com a venda dos bens irá para a conta única do Tesouro Estadual.

Cabe à Saeb alienar os bens desativados do Estado, conforme artigo 7º do Decreto nº 9.461 de 20 de junho de 2005 – embora unidades da administração indireta possam fazer leilão. Os bens são considerados inservíveis quando o custo de manutenção e conserto é mais caro para o Estado do que investir na compra de um novo bem.