A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) lança a primeira edição da revista Gestão Bahia. A publicação, de periodicidade trimestral, será distribuída por todas as secretarias e reúne as experiências de gestão desenvolvidas na administração pública, além de artigos e debates sobre as tendências e desafios da gestão pública na Bahia e no Brasil. Além da revista, o debate sobre gestão pública ganha também reforço do blog Gestão em Debate, lançado recentemente pela Saeb.

“Com a revista e o blog, criamos canais de comunicação com o público externo e gestores, de forma mais específica, para informar, avaliar e contrapor opiniões, sempre no intuito de buscar práticas inovadoras e incrementar a eficiência da máquina pública, compartilhando conhecimento e disseminando uma nova cultura de gestão pública”, enfatiza o secretário Manoel Vitório.

A edição inaugural da revista tem entre os destaques uma entrevista com o presidente da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Carlos Ivan Simonsen. Ele fala da atuação da instituição no levantamento dos índices que balizam a economia nacional e da bem-sucedida parceria com a Saeb para cotação de preços máximos como parâmetro para as compras públicas.

A parceria é apenas uma das iniciativas que permitiram à Saeb implementar o programa de eficientização do gasto público, o Compromisso Bahia, com economia de R$ 774 milhões até dezembro de 2011. A temática, abordada na seção de debates pelo mestre em administração, Augusto Riccio, e o consultor de gestão pública, Caio Marini, é foco central da revista, que dedica boa parte de suas páginas aos resultados obtidos nos últimos cinco anos.

Edição destaca redução de 22% nos gastos do Planserv

A publicação também registra números expressivos como a redução de 22% nos gastos do Planserv e o crescimento de 116% no volume anual de aposentadorias concedidas, atingindo a marca histórica de 100 mil beneficiários na Superintendência Estadual de Previdência, outro avanço na gestão promovido pela Saeb, com a centralização dos dados previdenciários, combatendo fraudes e dando celeridade à tramitação de processos.

A edição traz ainda o redesenho do Sistema Estadual de Administração (SEA), concluído este ano, com a elaboração de manuais e padronização de procedimentos que irá garantir a continuidade das ações implementadas e, conseqüentemente, a multiplicação dos resultados já obtidos.

Também são destaques a ampliação do acesso de micro e pequenas empresas aos contratos governamentais, o atendimento com hora marcada nos Postos SAC e o reconhecimento a atitudes inovadoras no serviço público com o prêmio Boas Práticas, além do incentivo à cidadania e atuação comunitária, por intermpedio do prêmio Servidor Cidadão.

O blog Gestão em Debate é aberto a servidores de toda a administração pública e se destina à publicação de artigos técnicos, baseados em experiências de gestão. O conteúdo é de acesso livre.