Contribuir com o aumento da produção e produtividade do citros na região, por intermédio da agricultura familiar, é o enfoque da capacitação de 30 pequenos produtores que a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), por meio do Escritório Local de Esplanada, no município de Nova Lusitânia, realiza nesta quinta e sexta-feira (27 e 28).

Os técnicos agrícolas Márcio Ribeiro e Antônio José de Almeida vão destacar nas aulas teóricas e práticas o controle das doenças, para evitar a baixa produtividade da cultura na região, e explicar sobre a incidência da Clorose Variegada do Ciclo (CVC), mais conhecida como amarelinha, que afeta as folhas e os frutos na citricultura.

Eles farão ainda um levantamento da Pinta Preta, responsável por causar prejuízo à citricultura, danificando folhas, pecíolos, ramos, espinhos, pedúnculos e, principalmente, frutos. O objetivo da capacitação é contribuir para que os agricultores familiares possam realizar os tratamentos culturais e os fitossanitários adequados, procedimentos imprescindíveis para eficiência do controle de pragas e doenças.