Melhorar e aperfeiçoar o conhecimento dos agricultores familiares sobre a cultura do café. Esta é a proposta do curso “Manejo da cultura do café”, promovido pelo Centro de Formação de Agricultores Familiares do Sudoeste da Bahia (Centrecorte), que acontece desta terça-feira (11), até a próxima quinta (13), na comunidade de Triunfo, no município de Barra da Estiva.

Com carga horária de 20 horas, o curso é realizado pelo Escritório Local da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), de Barra da Estiva, em parceria com a Prefeitura Municipal, e ambos são responsáveis pela mobilização do público alvo. As aulas são ministradas pelos engenheiros agrônomos da EBDA, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Dalmar Gusmão Fernandes Junior, chefe do Centrecorte, e José Nunes Irmão, chefe de campo do Centro.

De acordo com Dalmar Gusmão, serão abordados temas que vão desde a formação do viveiro até a comercialização, com desenvolvimento teórico em sala de aula e demonstrações práticas de campo. “Capacitaremos os agricultores familiares em conhecimentos e diversas técnicas para facilitar suas tomadas de decisões, melhorar o rendimento da lavoura e, consequentemente, a renda do produtor”, explica o técnico.

O Centrecorte é uma das 10 unidades de profissionalização da EBDA, instaladas em localidades estratégicas do estado, visualizando as diversas potencialidades agropecuárias. Como suporte ao trabalho desenvolvido, voltado para a formação de agricultores familiares, os centros possuem uma infraestrutura adequada para a realização de atividades teóricas e práticas.