Localizados no extremo sul da Bahia, região que concentra o maior rebanho bovino do estado, com 1,6 milhão de cabeças, os municípios de Itanhém e Medeiros Neto acabam de ganhar abatedouros-frigoríficos.

Representando o governador Jaques Wagner e acompanhado pelo diretor da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Paulo Emílio Torres, o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, assinou quinta-feira (20) ordens de serviço autorizando a Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab) a adotar as providências necessárias para o início da construção.

A Aliança, empresa vencedora da licitação, informou através do seu sócio-diretor Laércio Souza Júnior que as obras já serão iniciadas na próxima segunda-feira (24). Centenas de criadores participaram dos eventos, realizados no Parque de Exposições de Itanhém e na Câmara de Vereadores de Medeiros Neto.

“Este é um dia histórico, um dia de justiça para esta região, uma das mais importantes da pecuária brasileira”, disse Salles. Ele destacou que os equipamentos significam a garantia de carne sadia e de qualidade para a população.

Para o secretário de Agricultura de Itanhém, Rogério Lopes, além de garantir qualidade de vida e geração de emprego, o abatedouro-frigorífico vai atender a milhares de criadores e gerar receitas para o município, porque, até agora, toda a produção era abatida em outras cidades.

O prefeito Beto Pinto agradeceu ao Estado, através do secretário da Agricultura, e afirmou que o abatedouro-frigorífico é a maior obra que Medeiros Neto terá, “porque é um equipamento da maior importância para a economia da região, que era o sonho de toda a população. Agora este sonho está sendo realizado”.

A planta padrão desenvolvida pela Adab é modular, com capacidade para abate de 30 animais/dia, podendo chegar a 100 e até a 300. Contempla características peculiares, como o aproveitamento das vísceras, que no interior do estado é feito pelas mulheres chamadas de fateiras.

“É uma profissão, é identidade cultural. Precisamos dar oportunidade e dignidade a esses profissionais para que esse produto chegue à mesa do baiano com mais qualidade”, declarou Sales, lembrando que as vísceras são usadas para o preparo da dobradinha e do sarapatel.

Referência nacional

“A construção dos abatedouros-frigoríficos vai trazer mais que esperança para os pecuaristas. Vai gerar emprego e renda para a população dos municípios. Serão equipamentos modernos, adequados aos padrões internacionais, com recursos tecnológicos e inovadores da pecuária brasileira”, explicou o diretor-geral da Adab.

O secretário da Agricultura destacou ainda que a planta modelo para construção dos abatedouros-frigoríficos é aprovada pelo Ministério da Agricultura e se tornou referência nacional. “A Bahia colocou esta planta à disposição dos governos municipais e estaduais e exporta esse modelo para outros estados”.