A Casa da Cidadania Pacto pela Vida, coordenada pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), já atendeu em menos de um ano quase 15 mil pessoas da comunidade Beiru/Tancredo Neves e bairros adjacentes. No último mês de agosto, o equipamento bateu o recorde de atendimentos – 2.500 pessoas.

Um dos motivos pelo aumento da procura é o intenso trabalho de mobilização das redes realizado pelos agentes do projeto Justiça Comunitária, divulgando os serviços, além do atendimento focado nas demandas da comunidade, explica o secretário Almiro Sena.

Entre os serviços mais procurados estão o de cadastro no Bolsa Família, oferecido pela Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad), com 6.711 atendimentos, e os de mediações de conflitos e formalização de acordos sobre questões processuais referentes a alimentos, disponibilizados pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que foi procurado por 2.394 pessoas.

Na Casa da Cidadania, inaugurada em novembro de 2011, também funcionam os postos do Procon/BA e a Ouvidoria da Secretaria da Segurança Pública (SSP).