Os comerciantes da Ceasinha do Rio Vermelho, que trabalham nos 95 boxes e lojas do mercado provisório, estão recebendo orientações e palestras de qualificação profissional, enquanto aguardam a conclusão da reforma do mercado principal. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA), os pequenos empreendedores do local e outros órgãos.

Para o comerciante Nailson Ribeiro, o relacionamento com clientes ficou melhor. “Com certeza, depois de aula sobre manipulação e conservação de alimentos e atendimento ao cliente, nós ficamos mais atentos e cuidadosos. São informações que não sabíamos e hoje temos ideia de como fazer. Criamos uma melhor relação com o nosso público também”.

O cliente de Nailson, Orlando Santos, aprova a iniciativa. “Venho aqui há dois anos e percebo as mudanças. Sou sempre bem-atendido, e cada vez que volto me sinto melhor”.

Roteiro turístico

De acordo com o presidente da Ebal, Reub Celestino, inúmeros cursos estão sendo oferecidos. “As qualificações são feitas para as áreas de aperfeiçoamento empresarial e relacionamento e saúde pública, necessários ao mercado e ao empresário, e vão valorizar ainda mais o novo mercado, que vai ficar muito mais profissional”.

A nova Ceasinha, que deve ser entregue em agosto de 2013 e fará parte do roteiro turístico da capital baiana, abrigará 160 comerciantes, ganhará ainda um sistema contra incêndios moderno e terá ampliado o número de vagas de estacionamento.