Ao som dos berimbaus do grupo de capoeira Mangangá e dos tambores da banda de percussão Pracatum o tatu-bola, mascote da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, foi apresentado à população de Salvador na manhã desta segunda-feira (24), no Farol da Barra. Este é o primeiro ponto turístico da cidade onde o boneco inflável, de sete metros de altura, vai permanecer durante um mês para visitação pública. Estão previstos mais dois locais, que serão divulgados posteriormente. A mascote chamou atenção de moradores e turistas, que fizeram questão de tirar fotos com ela.

Durante a cerimônia de instalação do boneco, as autoridades participaram da votação para escolha do nome da mascote – Amijubi, Fuleco ou Zuzeco -, que só vai ser conhecido no dia 25 de novembro. Para o secretário estadual para Assuntos da Copa, Ney Campello, a escolha do tatu-bola está associada a dois fatores – “o lado lúdico, que atrai sobretudo o interesse das crianças e da juventude, e a questão da sustentabilidade ambiental, o que motiva a preservação da fauna brasileira”.

O ex-futebolista baiano Edílson da Silva Ferreira afirmou que eventos como este são importantes, pois lembram à população que a Copa do Mundo se aproxima, e disse ter escolhido o nome Zuzeco, porque a escrita e a sonoridade simplificam a pronúncia para as crianças.

mascote
Instalado no Farol da Barra, mascote vai percorrer outros pontos turísticos (Foto: Fábio Meneses/Secopa)