O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) é a atração desse sábado (22), no Cine-Teatro Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, às 20 horas, com entrada franca. Em cartaz o espetáculo “…Ou Isso”, dos premiados coreógrafos Jomar Mesquita e Rodrigo de Castro, com direção artística de Jorge Vermelho, livremente inspirado na obra de Manoel de Barros, um dos principais poetas contemporâneos do Brasil.

“…Ou Isso” é a mais nova montagem da companhia baiana de dança contemporânea, na qual seus criadores buscaram unir a maestria poética do escritor matogrossense aos movimentos maduros e experientes dos bailarinos, provocados pelo desafio de falar da reinvenção do olhar, através da tradição da dança de salão. O BTCA é mantido pela Secretaria de Cultura do Estado, por meio da Fundação Cultural e TCA.

“… OU ISSO”

Exercitando o corpo, a alma e o coração, o BTCA busca outras possibilidades de enxergar o mundo, transpondo sentidos com um olhar ingênuo, lúdico, quase infantil, mas, ao mesmo tempo, mais astuto e sincero. Focados (ou desfocados) pelo viés de transver o mundo, os bailarinos foram instigados no processo de criação a transfigurar a realidade, ver com olhos livres de modelos pré-concebidos. “Instigamos os bailarinos a trazer objetos pessoais para serem transvistos. Alguns preferiram inventar um ‘inutensílio’, do qual o mundo anda precisando. E então brincaram com os ‘deslimites das palavras’, tirando-as do seu ‘estado de dicionário’, ‘voando fora da asa’, explica Jomar Mesquita, utilizando expressões ensinadas pelo poeta Manoel de Barros.