Duas atividades marcam o mês de encerramento da exposição fotográfica itinerante ‘Capoeira – luta, dança e jogo da liberdade’, em cartaz até 30 deste mês, na Galeria Solar Ferrão, no Pelourinho. Nesta terça-feira (11), às 15h30, a etnomusicóloga Emília Biancardi, junto com um grupo de 30 pessoas que compõem a Orquestra Museofônica da Diretoria de Museus, fará uma apresentação de Berimbaus, instrumento distintivo em qualquer roda de capoeira.

Nos próximos dias 13 e 20, às 10h e às 14h, respectivamente, acontece o projeto ‘Contação de Histórias’, sob coordenação do arte-educador Ubirajara Santos, com o tema sobre capoeira. A atividade é voltada para crianças com idade entre 6 e 12 anos e deve ser agendada previamente no setor educativo do Solar Ferrão ou pelo telefone (71) 3116-6740.

Composta por fotografias de André Cypriano, acompanhadas de ilustrações de Debret e Auguste Earle, a exposição conta a história da capoeira no país, desde seu surgimento no Brasil Colonial até os dias de hoje, ressaltando aspectos de promoção e valorização da cultura nacional, além de sua função de agregação social.

A mostra é uma realização da Aori Produções Culturais e tem o apoio da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac) e pode ser visitada de terça a sexta, das 12 às 18h, sábado, domingo e feriado, das 12 às 17h.