A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), iniciou nesta segunda-feira (10) as inscrições de artistas da música atuantes no estado, que produzem trabalhos autorais, para se cadastrarem no Mapa Musical da Bahia. A iniciativa visa mapear, reconhecer e difundir a diversidade criativa da musica baiana, além de compor um panorama dos cenários musicais existentes nos 27 territórios de identidade baianos, englobando seus 417 municípios.

O projeto, segundo os seus responsáveis, servirá de base para o planejamento de ações e programas que incentivem o desenvolvimento da música da Bahia e possíveis desdobramentos em ações de difusão para uma seleção dos trabalhos inscritos. Os interessados podem se inscrever via online ou apelos Correios, até o dia 23 de novembro. Todas as instruções estão disponíveis no site www.fundacaocultural.ba.gov.br/mapamusical.

Para participar, os músicos e compositores devem apresentar o seu trabalho por meio de até três registros de audio, com músicas que podem ser composições autorais – interpretadas pelo próprio autor ou por outros músicos/cantores – e obras de domínio público com arranjo musical autoral.

Produção regional

Os trabalhos inscritos serão analisados por comissões de especialistas, que também proporá mostras que representem a produção musical de cada região, para lançamento de rádio online, coletâneas musicais, participação em festivais, projetos de circulação de shows e produção de conteúdos de divulgação.

O cadastro ainda poderá servir como fonte de informações para pesquisadores, críticos, jornalistas e autores convidados para apresentar seus olhares sobre a produção musical baiana. O Mapa Musical da Bahia evidencia-se como uma ação prioritária dentro das políticas públicas de fomento à música no estado. Sua realização vem suprir uma lacuna de informações relacionadas ao setor, que se destaca como um rico celeiro de talentos que precisam ser identificados e estimulados.