Os sábados de jazz do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM/BA), em Salvador, ganharam um programa Especial TVE dedicado aos 13 anos do evento, que vai ao ar na madrugada deste domingo (30), a 0h15. O show comemorativo da JAM no MAM apresenta a Banda Base, comandada por Ivan Huol, com 18 músicos, homenageando diversos artistas que marcaram presença nos finais de tarde no pátio do museu. O programa traz ainda depoimentos da produtora e poeta Cacilda Póvoas e do cantor Flávio Venturini.

A JAM no MAM surgiu de um projeto da Huol Criações, tem direção artística do músico Ivan Huol e é realizada todos os sábados no museu, a partir das 18h. Ela é uma continuação das jam sessions, promovidas entre 1993 e 2001, em frente à igreja do Solar do Unhão, como Jazz MAM.

Em 25 de agosto de 2007, o projeto retornou num local mais amplo, de cara com a Baía de Todos-os-Santos, e assumiu o apelido pelo qual já era conhecido pelos seus frequentadores – JAM no MAM.

Improvisações

Até hoje assistiram aos shows mais de 330 mil pessoas, atraídas principalmente pela sonoridade produzida a partir das provocações musicais e improvisações sempre inusitadas da Banda Base. Em todos esses anos, ela construiu algumas peculiaridades musicais que a diferenciam de outras jam sessions espalhadas pelo mundo.

Devido à forte tradição percussiva da música baiana e à riqueza de ritmos da cultural popular local, as performances no MAM oferecem um mix de baião, samba, frevo, salsa, blues e swing, trazidos para um universo que tem como tônica a improvisação e o jazz. Toda a programação da TVE Bahia pode ser conferida também pelo portal do Irdeb