Os interessados em arte, tecnologia e interatividade têm até domingo (30) para conferir Outros Mundos, Outras Histórias – Mostra FACMIL 2012, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). Através de vídeos, instalações e fotografias produzidos pelos alunos do Projeto de Formação em Audiovisual Contemporâneo e Mídias Locativas (FACMIL), a exposição aborda temas sobre cidade, deslocamento e interação social. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sexta-feira, das 13h às 19h, e no fim de semana, das 14h às 19h.

Dividido em cursos de iniciação e formação continuada, o FACMIL foi realizado de março a agosto deste ano e inaugurou o Laboratório de Mídias Digitais do MAM (LabMAM), espaço de produção artística voltado para o desenvolvimento de projetos ligados a tecnologias digitais.

Para a curadora e coordenadora pedagógica Karla Brunet, o projeto partiu do desejo de experimentar e expressar as inquietações artísticas. “Foram criadas janelas de escape para outros lugares e narrativas. A mostra é uma coletânea dos sonhos, imaginação, narrativas, ideais e fantasia dos participantes”.

Até o último domingo (23), cerca de 630 visitantes passaram pela mostra e puderam assistir às produções audiovisuais no Cinema do MAM. São 11 vídeos exibidos das 13h às 14h50 (terça a sexta-feira) e das 14h às 15h50 (sábados, domingos e feriados), entre eles o documentário Mestres do Samba, que aborda o ritmo musical na Bahia como um elemento de resistência na cultura brasileira, e Um Jeito Amoroso do Inacabado, que faz um paralelo entre o vazio e abandono no amor e na cidade, entre outros.

Todos os trabalhos presentes na exposição foram realizados pelos alunos durante dois cursos: Iniciação, para jovens a partir de 16 anos, principalmente estudantes e participantes de ONGs, e Formação Continuada, voltado para artistas, universitários e profissionais que trabalham com audiovisual, eletrônica e design. As aulas foram ministradas por renomados profissionais das áreas de cultura, artes e tecnologias, como Karla Brunet, Wallace Nogueira, Paulo Alcântara, Jarbas Jacome, Marcela Costa, Josias Pires, Danillo Barata, Marcelo Mattos, Toni Oliveira, Ricardo Brazileiro e Ricardo Ruiz.

Além dos cursos, o projeto realizou quatro encontros formativos abertos ao público, cada um referente ao tema do módulo discutido nos cursos de iniciação e de formação continuada. O FACMIL é patrocinado pela Oi e governo da Bahia, por meio do Programa de Incentivo à Cultura do Estado da Bahia (Faz Cultura), com apoio da Oi Futuro, realização da Cardim Projetos e Soluções Integradas e co-produção do MAM-BA.