A criação de um Sistema de Finanças Solidárias no Estado da Bahia foi defendida pelo titular da Superintendência Estadual de Economia Solidária (Sesol), Milton Barbosa, durante o IV Encontro da Rede Baiana de Bancos Comunitários, encerrado no último sábado (22), na vila de Matarandiba, município de Vera Cruz, na Ilha Itaparica.

Segundo Barbosa, a Economia Solidária propõe um novo modelo de desenvolvimento e a organização de um sistema com essas características poderá ser um importante suporte econômico para o segmento no estado.

“Os bancos comunitários são práticas de finanças solidárias, baseadas na gestão de serviços financeiros, por meio de processos associativos de autogestão local. Essas práticas articulam diferentes mecanismos de inovação social, como o uso das moedas sociais, constituição de circuitos de microcrédito solidário e a instituição de espaços públicos de diálogo”, conceituou.

Adesão de empreendedores

O representante Sesol, órgão vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), disse, ainda, que as políticas públicas deveriam investir na incubação dos bancos comunitários. Ele inclusive sugeriu que “haja esforços no sentido de fazer com que os empreendedores populares venham a aderir à filosofia da economia solidária”.

De acordo com Leonardo Leal, membro da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial (Ites/Ufba) e coordenador do evento, a proposta de criação do sistema é bem-vinda e a sua implantação representaria um avanço extraordinário para todas as entidades e instituições que atuam no segmento da economia solidária.

Representantes de sete bancos comunitários integrantes da rede baiana participaram do evento, que teve duração de três dias – lhamar, Eco Luzia, Guine, Casa do Sol, Fonte de Água Fresca, Cidadania Quilombola e Bamex. Também estiveram presentes técnicos Sesol, Caixa Econômica Federal, Fórum Baiano de Economia Solidária, Fórum Costa dos Coqueiros, Associação Santa Luzia, Grupo de Investimento Coletivo e Fundos Rotativos Solidários.