A Bahia conquistou a segunda medalha na etapa nacional das Olimpíadas Escolares 2012, para alunos de 12 a 14 anos, na cidade mineira de Poços de Caldas, e encerrou a participação nas modalidades individuais. As disputas das modalidades coletivas começam nesta terça-feira (11).

Depois do bronze no judô, com Marcela Guedes Barros, de 14 anos, na categoria meio-médio, a Bahia conquistou uma medalha de prata na natação, com Cauã Oliveira, também de 14 anos, que ficou em segundo lugar, com o tempo de 54s14, nos 100 metros livres.

O paulista Felipe Ribeiro, de 14 anos, foi o medalhista de ouro e recordista da prova, com o tempo de 51s66. A Bahia teve representantes em seis modalidades individuais: judô, natação, xadrez, tênis de mesa, ginástica rítmica e atletismo.

As Olimpíadas Escolares 2012 são realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a participação baiana no evento tem o apoio do governo estadual, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que também fez a seletiva. As disputas individuais começaram na quinta-feira (6) e terminaram nesta segunda-feira (10). Os estudantes baianos se uniram aos quatro mil atletas do Brasil, que estão divididos em 28 delegações.

Incentivado no esporte pelo tio Ari, desde os três anos de idade, o nadador baiano Cauã Oliveira fez bonito nos jogos escolares. Além de conquistar o segundo lugar, competiu em mais três finais, que deram a ele mais experiência e motivação para buscar a medalha de prata na prova dos 100 metros livres. “Tomei uma topada e a piscina é de trampolim, que tem uma área mais funda, o que me prejudicou um pouco, porque dificulta na virada. Mesmo assim, acho que fui bem”. Cauã é beneficiado pelo programa Bolsa Esporte, do governo da Bahia, cujo edital de renovação já foi lançado.

Também na piscina, destaque para Thayana Taynara Santos. Embora não tenha conquistado medalha, ela conseguiu quebrar o recorde baiano na prova dos 100 metros borboleta, na categoria infantil 2, com o tempo de 1m9s47 – quinto melhor tempo na competição.

Para o professor Fábio Seixas, a participação da equipe baiana de natação foi muito importante. “Conseguimos trazer 16 nadadores para as Olimpíadas Escolares. Considerando o alto nível dessa competição nacional, fomos muito bem”.

No judô, além da medalha de bronze conquistada por Marcela Guedes, a Bahia bateu na trave na disputa por equipe. Chegou a beliscar o bronze, mas não conseguiu. Único representante baiano no xadrez, o garoto Nicolas Lopes não superou seus adversários, mas considerou sua participação boa. “O nível estava muito alto, mas acho que fui bem”. No atletismo, a Bahia conquistou o oitavo melhor tempo nos mil metros, com Naviny Bonfim.