O Observatório da Despesa Pública (ODP) baiano foi lançado nesta quinta-feira (27) durante ato realizado no auditório da Casa Civil, no prédio da Governadoria, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador. Estiveram presentes o subsecretário da Fazenda, João Aslan Ribeiro, e a auditora geral do Estado, Mirian Guerreiro, que agradeceu o apoio de todos os órgãos envolvidos na iniciativa.

“Estou feliz em estarmos aqui concretizando esse projeto, que fortalece o controle interno e contribui para o nosso país, melhorando a gestão, a prevenção, evitando a corrupção e contribuindo para melhorias no gasto público”, disse a auditora.

Projeto piloto

João Aslan considerou uma honra para a Bahia participar do projeto piloto. Ele acredita que o potencial do ODP poderá mudar o patamar do controle interno do Estado, uma obrigação de todos os órgãos públicos. "Nosso desafio é fazer com que o gasto público se justifique e seja compatível à nossa carga tributária”.

O lançamento do observatório na Bahia resulta de parceria do Estado com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O convênio entre as duas instituições objetiva a implantação de uma unidade do ODP em cada estado da Federação.

A Bahia e Santa Catarina foram selecionados para o projeto piloto por atenderem os requisitos de informatização do Estado, avanço na transparência sobre os gastos públicos e previsão de orçamento estadual para o projeto. Técnicos dos dois estados foram treinados por analistas da CGU para conhecer o modelo conceitual e a metodologia de trabalho do ODP, e utilizar a ferramenta de investigação ‘i2 Analyst’s Notebook’. Eles estudaram ainda o Mapa de Processo e a elaboração do Quadro de Indicadores (Qi), estudos estratégicos realizados pelo Observatório.