Até agora, 18.822 agricultores familiares da Bahia procuraram o Banco do Nordeste e tiveram acesso ao crédito emergencial, contratando R$ 131,3 milhões, destinados a custeios e investimentos para amenizar os efeitos da seca. Mais 11.145 propostas estão sendo analisadas, no valor de R$ 70,4 milhões.

Esses números, informados pela superintendência do Banco do Nordeste, foram apresentados pelo secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, na quinta-feira (13), durante encontros com centenas de agricultores familiares dos municípios de Wagner e Bonito, na Chapada Diamantina, dois dos mais afetados pela longa estiagem.

Salles lembrou que a linha de crédito emergencial só será executada até o dia 31 de dezembro deste ano e, até lá, a meta é atender a mais 50 mil agricultores, com a liberação total de mais de R$ 300 milhões.

Tanto no Salão Paroquial de Wagner, como na Câmara de Vereadores de Bonito, locais dos encontros, o secretário estimulou os agricultores familiares a se organizarem em associações, com o objetivo de fortalecer o segmento e torná-lo mais capaz de lutar por suas demandas.

Nesta sexta-feira (14), o secretário se reúne com agricultores no distrito de irrigação de Ponto Novo, onde entrega oficialmente uma estação meteorológica.