Um grupo de 125 melhores universitários da Península Ibérica e das Américas está participando do II Encontro de Jovens Líderes Iberoamericanos, iniciado nesta quinta-feira (20), prosseguindo até sábado (22), no Hotel Grand Palladium, em Imbassaí, no litoral norte.

A Bahia foi escolhida para sediar o evento pela Fundação Carolina, instituição presidida pelo rei espanhol Juan Carlos. A solenidade de abertura teve a presença do governador Jaques Wagner, do cônsul da Espanha, Daniel Chamorro Garcia, e do diretor da Fundação Carolina, Jesús Andreu.

Para o cônsul Daniel Chamorro, o encontro é uma oportunidade para que se fortaleçam, a longo prazo, as relações entre os países representados pelos jovens como Argentina, Chile, Portugal e Espanha. “Temos aqui [na Bahia] uma colônia muito importante de galegos, e várias empresas espanholas instaladas nos setores naval, elétrico, agrícola, cultural como a Caballeros de Santiago, o Instituto Cervantes, o clube e o Hospital Espanhol, entre outras instituições”.

Intercâmbio

A expectativa do governo é de que o intercâmbio possa propiciar conhecimento aos jovens. “É sempre bom conhecer outras lideranças, de outros países. Espero também que vocês construam um espírito de solidariedade entre os povos, para que a gente possa, efetivamente, construir um mundo com sustentabilidade social, ambiental e econômica, dando uma vida digna a todos os seres humanos”.

O diretor da Fundação Carolina justificou a escolha da Bahia “porque é um estado muito interessante nos aspectos cultural e histórico. Era importante que o encontro desse ênfase à lusofonia e esta foi uma decisão conjunta entre os jovens líderes e a fundação”.

Ele disse que os jovens vão se tornar políticos, empresários, acadêmicos e, a longo prazo, os encontros podem resultar em um estreitamento das relações entre os países aqui representados. “Estes jovens viajam pela América Latina e formam uma rede de contatos internacionais, servindo de ponte entre a América e a Europa”.

Empresas

O assessor de Relações Internacionais da Secretaria de Relações Internacionais do Estado (Serinter), Jacques Santiago, avaliou como significativo que a Bahia sedie eventos desta natureza. “A iniciativa envolve instituições espanholas, que concedem bolsas de estudos, com a participação de diversos grupos empresariais financiadoras dessas bolsas. Recebemos estudantes de toda a América Latina e da Europa e isso cria relações da Bahia com o estudantes e as instituições, a longo prazo”.

De acordo com Santiago, a Espanha possui grandes empresas investindo no país e na Bahia, “inclusive, uma delas, a Indra, que possui uma rede de mais de 75 centros de excelência e software labs em 40 cidades, 25 delas na América Latina, é uma das âncoras do Parque Tecnológico, inaugurado esta semana, e vai desenvolver novos produtos e serviços aqui no nosso estado”.

Durante o encontro, será entregue uma carta de recomendação da Bahia para servir de Centro de Treinamento (CTS) para a Seleção Espanhola ou de local para aclimatação para a Copa das Confederações em 2013 e para a Copa do Mundo de 2014.