Reunidas em Salvador nesta sexta-feira (21), as representantes dos conselhos de Defesa dos Direitos da Mulher de 18 municípios baianos reafirmaram o fortalecimento de parcerias para o enfrentamento à violência contra a mulher.

O encontro foi promovido pela Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM) e Governo Federal, como parte da estratégia de repactuação de ações na área, que deve ser feita até o final do ano. A titular da SPM, Lúcia Barbosa, disse que envolver os conselhos na discussão é fundamental, pelo papel que desempenho para influenciar as políticas públicas.

“Precisamos fortalecer os conselhos que já existem na Bahia e implementar um número maior de instâncias com esta”. Segundo ela, a própria criação da SPM, no ano passado, já é reflexo da luta de organizações em defesa dos direitos da mulher. “Todos estes instrumentos são importantes para o ‘empoderamento’ das mulheres baianas”, completou.

Representante da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Lê Lyne Paes, destacou que a iniciativa “significa que as mulheres estão organizadas, pensando políticas públicas em conjunto”. A promotora Márcia Teixeira, do Ministério Público Estadual, afirmou que as medidas do poder público para o setor ganham mais legitimidade com a participação das conselheiras. “Representam uma grande força local”, comentou.