A construção da Via Expressa proporcionou a oportunidade para que mais 116 famílias de baixa renda pudessem morar com dignidade, no Residencial Rainha da Paz, construído por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, no bairro Cidade Nova, em Salvador. O empreendimento foi entregue nesta quarta-feira (5), pelo governador Jaques Wagner, a proprietários e locatários de imóveis desapropriados para a realização das obras que vão ligar o porto de Salvador à BR-324.

Aposentada, Maria de Lourdes Nogueira, 64 anos, sofreu recentemente um problema vascular que causou a amputação de uma de suas pernas. Ela, que pagava R$ 120 pelo aluguel de uma casa, demolida para as obras da Via Expressa, foi beneficiada pelo remanejamento e recebeu um apartamento no andar térreo, adaptado para portadores de deficiência. “Vou pagar R$ 50 de prestação para morar em um lugar onde eu posso andar com segurança, sem medo de cair. Não vou mais precisar colocar balde para apanhar pingueira quando chove. Este apartamento é um palácio para mim”, festejou.

A construção do Residencial Rainha da Paz teve um investimento de mais de R$ 5,4 milhões, sendo R$ 5,33 milhões da Caixa Econômica Federal e R$ 166,44 mil do Governo do Estado, por meio da Embasa. Cada unidade, com 43,35 metros quadrados, possui sala, dois quartos, sanitário, cozinha e área de circulação. O residencial também conta com equipamentos de lazer – quiosque e parque infantil – e infraestrutura de redes de água, esgotamento sanitário e drenagem, pavimentação e urbanização.

Minha Casa, Minha Vida

A Bahia foi o primeiro estado a atingir, em oito meses do programa, a cota de 32 mil unidades para renda de até três salários mínimos. A meta da segunda fase no estado é construir 160 mil unidades. “Temos inaugurado muitas casas na capital e no interior. Somos o estado que mais contratou moradias pelo Programa Minha Casa Minha Vida, já são cerca de 200 mil unidades entre entregas e contratos para construção”, contabilizou o governador.

Segundo o governador, a Bahia ainda é o estado com maior déficit habitacional. “A gente quer dar mais cidadania e qualidade de vida para a população, por isto estamos empenhando para dar andamento a este programa”. Além dos recursos da União para a construção dos imóveis pelo Minha Casa, Minha Vida, o governo estadual contribui com a realização do projeto, executando os serviços de infraestrutura, pavimentação e rede de abastecimento, além da doação de terreno.

Via Expressa é a maior obra viária urbana do Brasil

Para o andamento dos trabalhos da Via Expressa, que está com cerca de 76% das obras concluídas, moradores e comerciantes do entorno receberam indenizações e tiveram remanejados os seus imóveis. No total, foram desapropriadas 650 unidades, entre casas e pontos comerciais. Os donos receberam indenização para adquirir propriedades em outra localidade, e outras pessoas estão sendo beneficiadas com casas do programa Minha Casa, Minha Vida.

A construção da Via Expressa é, de acordo com o governador, a maior intervenção viária urbana realizada no país. Estão sendo construídos no trajeto dez faixas, seis para tráfego urbano e quatro exclusivas para veículos de carga, três túneis, 14 elevados e quatro passarelas, além de ciclovias e passeios. Com isso, são estimadas melhorias diretas para cerca de 1,5 milhão de baianos.

Na Baixa de Quintas e na Estrada da Rainha, várias intervenções estão sendo executadas. Entre elas, serviços de macrodrenagem, terraplenagem, implantação do bloco de fundação do viaduto 7 e os encontros dos viadutos 4, 5, 6 e 7 em terra armada. A nova via vai diminuir o trajeto entre a BR-324 e o Porto de Salvador, além de garantir futuras ampliações do porto, com reflexos positivos na economia de todo o estado. A previsão é que seja entregue à população no primeiro semestre do próximo ano.

Publicada às 10h50
Atualizada às 11h55