A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) recebeu, pela segunda vez consecutiva, o Troféu Transparência, que chega à 16ª edição premiando empresas brasileiras pela clareza em suas demonstrações financeiras, idoneidade e qualidade das informações publicadas. Foi a única empresa do Nordeste premiada.

A entrega do prêmio foi feita ao presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, e ao diretor Financeiro e Comercial, Dilemar Matos, na noite de quinta-feira (21), em São Paulo, pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), organizadora da premiação em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Contabéis, Atuariais e Financeiras (Fipecaf) e o Serasa Experian. Eles estavam acompanhados da equipe técnica responsável pela elaboração dos balanços da empresa.

O Troféu Transparência é uma das premiações mais valorizadas pelo mercado de investidores e executivos de finanças, administração e contabilidade do país. Criado em 1997, o prêmio incentiva a transparência corporativa no mercado. Com a orientação técnica da Fipecafi e o incentivo da Serasa Experian, a comissão julgadora avaliou, criteriosamente, 500 balanços de grandes empresas brasileiras e selecionou as 20 melhores em termos de consistência e detalhamento dos dados divulgados, e também sua aderência à legislação contábil e financeira adotada no país. Entre os participantes da comissão julgadora, acadêmicos e consultores renomados do Brasil.

As concorrentes foram avaliadas nas categorias empresas de capital aberto (acima de R$ 5 bilhões e até R$ 5 bilhões) e empresas de capital fechado, para valorizar e colocar em evidência grandes empresas de todos os portes. A relação de todas as ganhadoras pode ser acessada aqui. Entre elas, encontram-se Petrobrás, Cemig, Gerdau, Braskem, Vale, Eletrobrás e Sabesp.