Desta terça-feira (25) até o dia 9 de outubro, a Biblioteca Estadual Juracy Magalhães Júnior, no Rio Vermelho, oferece à comunidade uma oficina para confecção de objetos, utilizando a arte do ‘fuxico’, feito com retalhos de tecidos. A idéia partiu da representante do Movimento de Mulheres Usuárias dos Serviços de Saúde Mental, Girlene Almeida, que participa das ações de Economia Solidária desenvolvidas pelas Voluntárias Sociais da Bahia. “Estou me sentindo valorizada e respeitada em poder ensinar e mostrar meu trabalho”.

A Biblioteca integrou a ação nas comemorações dos seus 44 anos de fundação, que tem como tema a inclusão das pessoas com deficiência. Para a coordenadora de Dinamização Cultural da unidade, Maria José Leal, esta foi uma forma de dar oportunidade e visibilidade à capacidade dessas pessoas.

Segundo ela, outros portadores de deficiências também participam da exposição de trabalhos por eles confeccionados. A presidente das Voluntárias, Fátima Mendonça, disse que a meta é buscar sempre a inclusão social e investir em ações para o fortalecimento da autoestima, por meio da demonstração do que essas pessoas são capazes de produzir.