O governador Jaques Wagner inaugurou nesta quinta-feira (20), no município de Brotas de Macaúbas, na microrregião da Chapada de Diamantina, a 590 quilômetros de Salvador, o Complexo Eólico Desenvix Bahia. As 57 turbinas eólicas do empreendimento, no qual foram investidos R$ 425 milhões, ampliam a capacidade energética do país.

No alto da Serra da Mangabeira, onde está instalado o parque, o vento tem velocidade média de 25 quilômetros por hora, superior aos 11 quilômetros necessários para acionar um aerogerador, o que torna o local um dos melhores do estado com potencial para gerar energia por intermédio do vento.

“A geografia privilegiada da Bahia, a presença de indústrias construtoras de aerogeradores e apoio do governo foram determinantes para a instalação do parque eólico. Esse é o nosso maior parque em funcionamento no país”, afirmou o presidente da Desenvix, José Antunes Sobrinho.

As torres têm 80 metros de altura, equivalente a um prédio de 20 andares e podem ser vistas a uma distância de 90 quilômetros por quem passa pela BR-242, na altura de Brotas de Macaúbas. Toda energia produzida pelos equipamentos é armazenada na subestação, responsável pela distribuição energética para todo Brasil.

Emprego e renda

Além de ampliar a capacidade energética do Brasil e proporcionar uma energia limpa, o empreendimento, que iniciou a operação em julho deste ano, beneficiou os moradores da região, com geração de emprego e renda. Durante a construção do complexo eólico foram empregadas 600 pessoas, sendo 450, mão de obra local.

“Antes nós não tínhamos oportunidade de trabalhar. Era um emprego aqui, outro ali, e levávamos a vida desta maneira, passando por muitas dificuldades. Este parque eólico trouxe muita coisa boa pra gente, emprego, energia e água encanada, que nossas casas não tinham”, explicou o presidente da Associação de Pequenos Produtores de Brotas de Macaúbas, Vandival de Jesus Santos.

O Desenvix Bahia, que tem energia suficiente para abastecer uma população de mais de 350 mil habitantes, é o segundo inaugurado na Bahia. O primeiro foi o complexo eólico Alto Sertão I, em julho deste ano, e abrange os municípios de Caetité, Igaporã e Guanambi, na região sudoeste, considerado o maior da América Latina, com capacidade para fornecer energia a uma cidade com aproximadamente dois milhões de habitantes.

Durante discurso, o governador Jaques Wagner ressaltou a importância dos investimentos em energia eólica. Segundo ele, há em funcionamento ou em fase de implantação cerca de 60 projetos no estado, que abrangem praticamente toda a cadeia produtiva – da fabricação de equipamentos à geração de energia.

Município tem trecho da BA-156 recuperado

Ainda em Brotas de Macaúbas foi entregue a recuperação e pavimentação do trecho da BA-156, que liga a BR-242 ao município, com extensão de 38 quilômetros. O investimento é de mais de R$ 8,6 milhões e beneficia 85 mil pessoas, incluindo os moradores de Ipupiara, Oliveira dos Brejinhos e Gentio do Ouro. Além de garantir mais comodidade e segurança para os motoristas, a ação facilita o escoamento da produção local, baseada em pecuária, agricultura e mineração. No trecho contemplado, trafegam diariamente cerca de 270 veículos.

Publicada às 14h50
Atualizada às 17h05