A importância do desenvolvimento regional para a integração nacional é o tema que norteará as discussões da 1ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional e Territorial, entre os dias 19 e 21 deste mês, no Hotel Sol Bahia, em Patamares. O evento reunirá representantes do poder público, sociedade civil, setor empresarial e instituições de ensino superior, pesquisa e extensão.

Promovido pelas secretarias estaduais de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir) e do Planejamento (Seplan), a programação tem conferências, palestras, painéis temáticos, apresentações e debates de experiências concretas. Neles serão abordados temas como governança, participação social e diálogo federativo; financiamento do desenvolvimento regional; desigualdades regionais e critérios de elegibilidade; e, ainda, vetores de desenvolvimento regional sustentável.

A proposta é mobilizar a sociedade, segmentos empresariais e as principais instituições governamentais e não-governamentais na construção e aprimoramento das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento regional e territorial, além de refletir, avaliar e aprofundar as discussões acerca da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

As inscrições podem ser feitas aqui.