Com o objetivo de qualificar os profissionais da atenção médica, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), e a Câmara Técnica de Infectologia do Estado da Bahia promovem nesta quinta e sexta-feiras (27 e 28), no Hotel Vila Velha, no Corredor da Vitória, em Salvador, a I Jornada Baiana de Manejo Clínico e Diagnóstico Diferencial da Leptospirose.

O evento será aberto às 9h15 desta quinta-feira, com a presença da médica sanitarista Jesuína Castro, da Divep, Fátima Rocha, da Coordenação de Urgência e Emergência de Salvador, e Adielma Nizarala, da Câmara Técnica de Infectologia.

Entre os assuntos a serem discutidos na parte da manhã estão a ‘Vigilância Epidemiológica da Leptospirose na Bahia’, com Luciana Fontes, sanitarista do Grupo de Trabalho (GT) ‘Leptospirose’, da Divep, e ‘Fisiopatogenia, Transmissão e Aspectos Clínicos da Leptospirose’, com a médica Ana Catarina, da Câmara Técnica de Infectologia.

No período da tarde, Robson Reis, representante da Câmara Técnica de Infectologia, fala sobre o’ Diagnóstico diferencial da Leptospirose x Dengue’ e sobre a ‘Abordagem Terapêutica da Leptospirose’.

Na sexta (28), a partir das 8h30, o médico Guilherme Ribeiro, da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), falará sobre os ‘Aspectos Epidemiológicos e Diagnósticos da Leptospirose em Salvador’. Logo depois, haverá discussão de casos clínicos de leptospirose, com os plantonistas da Câmara Técnica de Infectologia, prosseguindo à tarde com o mesmo debate.