Há cerca de um ano, o filho da dona-de-casa Sandra Brito, 34 anos, precisava ser submetido a uma cirurgia cardíaca. Graças a um convênio entre a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e o Hospital Martagão Gesteira, o adolescente de 13 anos, atualmente em tratamento contra o câncer, fez parte da campanha “600 Corações” e foi submetido ao procedimento, com sucesso. “A cirurgia dele era de risco, mas graças a Deus deu tudo certo. Ele se operou aqui no Martagão foi bem tratado e está se recuperando bem”, contou a mãe.

Nesta quarta-feira (5), o governador Jaques Wagner, o secretário de Saúde, Jorge Solla, médicos e pais de crianças participaram de uma solenidade, no Martagão Gesteira, em comemoração às 150 cirurgias cardíacas já realizadas no hospital por meio da campanha. O investimento é em torno de R$ 12 milhões e os 600 procedimentos estão previstos para serem realizados no prazo de dois anos, beneficiando crianças entre zero e 14 anos.

Mutirão de cirurgias pediátricas

Um novo mutirão de Cirurgia Pediátrica no Martagão Gesteira, que fará procedimentos auditivos, entre outros, foi viabilizado com a assinatura, nesta quarta-feira (5), de um contrato entre o Estado e a unidade. O governador e o secretário também assinaram convênio para a compra de equipamentos para o centro cirúrgico do hospital. “O nosso objetivo é zerar em um período de um ano a fila de espera de cirurgia eletiva pediátrica”, enfatizou Solla.

Também foi assinado um segundo convênio, no valor de R$ 605 mil, com o Martagão para a aquisição de equipamentos e materiais permanentes, destinados aos serviços de cirurgia cardíaca e gerenciamento de pacientes crônicos.

“Estamos dando as mãos para reformar o Hospital Martagão Gesteira, porque esse é um hospital pediátrico muito importante para Salvador. Muitas crianças da capital e do interior se internam aqui. Queremos, com todos esses convênios, ampliar e melhorar a capacidade de atendimento do hospital”, disse o governador.

Estão em andamento, a reforma e a reestruturação das instalações físicas, estrutura metálica, rede elétrica, telhado e pintura da fachada do Martagão Gesteira, como parte de um convênio assinado em dezembro de 2011, com vigência até dezembro2013. De acordo com o diretor da unidade, Antônio Novaes, o projeto das instalações elétricas já está concluído e está em andamento a compra de um gerador e a adequação de uma nova subestação. A pintura já foi iniciada e está sendo feito o projeto da estrutura metálica, com a contratação de um engenheiro especiaizado.

Serviço psicossocial para crianças com autismo

Durante a solenidade, o governador e o secretário também assinaram convênio para a reforma da Escola de Puericultura Raymundo Pereira de Magalhães, que será transformada em um centro de atenção psicossocial para crianças e adolescentes, destinado ao atendimento do autismo. De acordo com o secretário, esse é o primeiro serviço psicossocial na Bahia voltado para crianças com autismo.

Publicada às 11h15
Atualizada às 15h15