O primeiro ‘Ponto de Encontro’ destinado a usuários de drogas foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (14) no Centro Histórico de Salvador. O projeto resulta de parceria entre as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), secretarias estaduais da Educação e da Saúde, Tribunal de Justiça do estado e Universidade Federal da Bahia (Ufba), por meio do Centro de Terapia e Abuso de Drogas (Cetad).

Localizada no prédio desativado da Escola Marquês de Abrantes, na Rua do Boqueirão, bairro do Santo Antônio Além do Carmo, a unidade é um espaço de atenção aos dependentes químicos e um ponto de apoio social aos usuários de drogas para deixar o vício. A inauguração contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do governador Jaques Wagner, da presidente das VSBA e primeira dama do estado, Fátima Mendonça, e, entre outros, do professor Antonio Nery Filho, coordenador do Cetad/Ufba, órgão responsável pelo desenvolvimento do projeto.

Projeto inédito

“Aqui os excluídos sociais podem tomar um banho, um café e ser encaminhados para a rede de atenção básica de saúde. Eles receberão apoio, uma mão amiga, serão aceitos e recebidos sem preconceito e reconhecidos como pessoa”, afirmou Antonio Nery.

A presidente das Voluntárias Sociais e primeira dama, Fátima Mendonça, enfatizou que se trata de um projeto inédito na Bahia, que está sendo realizado em parceria com o Cetad e secretarias estaduais do Educação e Saúde. “Os usuários que serão acolhidos aqui, participarão de aulas de pintura, dinâmicas no centro de convivência e depois encaminhados para tratamento e atendimento nos Centros de Apoio Psicossocial (Caps)”.

Além de acolher os usuários de drogas, o ‘Ponto de Encontro’ do Centro Histórico de Salvador atuará em conjunto com outras estratégias de tratamento de usuários desenvolvidas pelo Estado. Para o governador Jaques Wagner, a meta é permitir que pessoas sem nenhuma possibilidade de alcançar o sistema de saúde formal possam ser atendidas. “Para combater o tráfico é preciso prevenção e acolhimento destes usuários. Vamos cuidar dos dependentes de substâncias psicoativas, eles precisavam de um local como este e pudemos proporcionar por meio de uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal, com as secretarias e a Ufba”, disse o governador.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também destacou a importância do projeto e ressaltou o apoio do governo federal para enfrentar o problema dos usuários de drogas com uma rede de atendimento diferenciado, 16 consultórios de rua e unidades de acolhimento. “Precisamos trabalhar em parceria com as comunidades e ter mais pontos como este no país, onde os profissionais de saúde terão uma relação de confiança com os pacientes”.

Entre os profissionais que vão atuar no ‘Ponto de Encontro’ de Salvador, estão psicólogos, músicos, assistentes sociais, pedagogos, terapeutas ocupacionais e um médico clínico para atendimento inicial, responsável pelo encaminhamento do usuário para outras unidades de saúde.

Publicada às 12h25
Atualizada às 18h15