Os moradores de Cruz das Almas, a 146 quilômetros de Salvador, ganharam um importante reforço na saúde pública, com a inauguração nesta terça-feira (25), com a presença do governador Jaques Wagner, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Centro de Parto Normal. As duas unidades também beneficiam outros municípios do Recôncavo como Maragogipe e Santo Amaro.

A UPA, parceria dos governos estadual e federal, oferece à população atendimento de urgência e emergência de baixa e média complexidade durante 24 horas. A previsão é atender a 150 pessoas por dia. O Centro de Parto Normal, que pretende realizar 130 procedimentos por mês, faz parte do programa Rede Cegonha, que tem por objetivo humanizar o momento do nascimento.

Para o agricultor Gilson Conceição, 26 anos, a UPA vai beneficiar muito a população. “É um presente grande para a cidade. Estávamos precisando de um equipamento como esse, de urgência e emergência. Chegou em uma boa hora”.

A unidade possui salas de urgência e emergência, observação, nebulização, curativos, Raio-X, eletrocardiograma, e de classificação de risco. Para atender aos pacientes, a equipe é composta por dois médicos plantonistas (clinico geral e pediatria), enfermeiros e técnicos em enfermagem. Foram investidos R$ 1,4 milhão na UPA.

Promoção humana

O paciente terá na unidade assistência em casos de pressão alta, febre, cortes, queimaduras e traumas. O governador Jaques Wagner afirmou que a previsão é inaugurar 50 UPAs no estado até 2014. No total, já foram inauguradas 16, incluindo Salvador. “Essa UPA não vai apenas beneficiar o município de Cruz das Almas, mas outros do Recôncavo. Com as Unidades de Pronto Atendimento estamos ampliando nossa rede de atendimento à saúde. Já inauguramos Postos de Saúde da Família, hospitais e ampliamos o Samu 192 em todo estado”, enfatizou o governador. 

Durante o evento, Wagner assinou o termo de cessão de uso de terreno público do Estado, que será sede do Centro de Promoção Humana, para atender jovens em situação de vulnerabilidade.

Publicada às 16h10
Atualizada às 18h25