Uma operação conjunta, envolvendo mais de 200 policiais civis e militares, aconteceu nesta terça-feira (4), no Bairro da Paz, antecedendo a implantação da Base Comunitária de Segurança (BCS) na localidade, às margens da Avenida Paralela, programada para o dia 13 deste mês. No final da manhã, a operação apreendeu com o traficante Tiago Fernandes Silva Queiroz, o ‘Branco’, 27 anos, um fuzil HK 762, com dois carregadores e 71 munições, um carregador de metralhadora 9mm, dois carregadores de pistola ponto 40, uma capa de colete balístico, uniformes similares aos do Exército, uma balaclava, um kit de limpeza de armas, um tablete de crack e uma balança.

Durante a abordagem, ‘Branco’ atirou contra os policiais, que reagiram e o alvejaram. Socorrido ao Hospital Menandro de Farias, em Lauro de Freitas, não sobreviveu. As armas, a droga e o restante do material apreendido foram encaminhados para a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), no Complexo Policial dos Barris. Um suspeito de envolvimento em assaltos também foi conduzido à DTE e liberado depois de ouvido.

Segundo o diretor do Departamento de Narcóticos (Denarc), delegado Jorge Figueiredo, a operação policial teve como alvos os integrantes da quadrinha de Florisvaldo dos Santos Costa, o ‘Flor’, apontado como líder do tráfico no bairro, e que, juntamente com quatro comparsas, tem prisão preventiva decretada. “Além das prisões, nosso objetivo era cumprir cinco mandados de busca e apreensão”.

Iniciada nas primeiras horas da manhã, a operação contou com a participação de 32 investigadores do Denarc e 187 policiais militares, oriundos do Grupamento Aéreo (Graer), Rondas Especiais (Rondesp), Operação Gêmeos, Esquadrão Águia, Batalhão de Choque e 15ª Companhia Independente da Polícia Militar.

A Base Comunitária de Segurança do Bairro da Paz será a sétima instalada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), que, em abril do ano passado, inaugurou a primeira unidade no Calabar. Três Bases funcionam no Nordeste de Amaralina, uma na Fazenda Coutos e uma no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Combate à criminalidade no local começou no início deste ano

De acordo com o delegado Jorge Figueiredo, a Polícia Civil tem realizado, desde o início deste ano, frequentes incursões no Bairro da Paz, destinadas a coibir a criminalidade e a violência ali instaladas. “A presença constante da polícia tem inibido a ação de quadrilhas de traficantes que atuam na área”. Ele informou ainda que, há 25 dias, o Denarc apreendeu seis quilos de maconha, 555 pedras e mais 200 gramas de crack, num ponto de tráfico explorado pelo traficante ‘Flor’ e onde também havia uma balança, material para embalagem, além de dois carregadores de pistola calibre 9mm e calibre ponto 40.

Em julho, um de seus comparsas, identificado como Jamesson Silva Santos e que participou da execução de um homem identificado como ‘Baraúna’ – que teve o corpo abandonado na Avenida Orlando Gomes, em Piatã – foi preso por investigadores do DHPP, com drogas escondidas numa pochete.

Outro traficante, apontado como braço direito de ‘Flor’, Juliano Costa Menezes, o ‘Brunão’, foi preso em junho, por policiais da 12ª DT (Itapuã), com meio tablete e 122 ‘trouxas’ de maconha, pedras de crack e um revólver calibre 38. Ele é foragido da Colônia Penal Lafayete Coutinho e estava em companhia de dois parceiros – Cristiano Cândido dos Santos e Pablo dos Santos Barbosa.

Num imóvel, ocupado por Renílson Bispo, 19, Lucas França, 21, e um adolescente de 16 anos, numa das ruas do Bairro da Paz, policiais do DHPP apreenderam, em 11 de abril, uma metralhadora 9mm de uso exclusivo das Forças Armadas e utilizada por traficantes da área em crimes diversos. Em outras três casas foram apreendidas na mesma ocasião uma escopeta calibre 12, com numeração raspada, uma balança e duas motocicletas com as placas adulteradas.

Uma equipe da DHPP também prendeu, no dia 21 de agosto, numa lan house, no Bairro da Paz, Marcos Batista dos Santos, 18, que atuava como vigia de um ponto de venda de drogas na localidade. Na sua residência os policiais encontraram um revólver calibre 38 e 12 munições intactas, escondidos embaixo de uma cama. Interrogado no DHPP, o acusado informou que trabalhava para o traficante conhecido como ‘Rogerinho’, de quem recebia diariamente R$ 30 para vigiar a boca de fumo e seria o dono da arma apreendida. Marcos, que tem envolvimento em homicídio no bairro, está custodiado à disposição da Justiça.