A participação do Exército em apoio a ações de Defesa Civil e a grandes eventos na Bahia foi tema de uma reunião, nesta quarta-feira (12), entre o gestor da Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec), Salvador Brito, e representantes do Projeto Brigada Braço Forte (BBF), composto por oficiais da Força Terrestre. Para Brito, o planejamento e ações integradas entres as diversas organizações responsáveis, serão o grande diferencial na preparação do estado para eventos de grande porte, a exemplo da Copa das Confederações de 2013, Copa do Mundo de 2014, Olimpíadas de 2016, o Carnaval e o São João.

O projeto BBF trata do planejamento do emprego do Exército em grandes eventos desportivos, em apoio à Defesa Civil, emprego e Garantia da Lei e da Ordem e na cooperação com órgãos federais na repressão de delitos de repercussão nacional e internacional. O projeto foi apresentado pelos generais Terra Amaral e Peret Antunes, o coronel Corrêa Figueiredo, representante do Estado-Maior do Exército (EME), e o tenente-coronel Oliveira Braga, da 6ª Região Militar.

Salvador Brito ressaltou a importância dos projetos em andamento no estado, entre eles, o de construção do mapa de risco da Bahia, tendo como prioridade, em sua primeira etapa, a região metropolitana de Salvador e os municípios sede dos centros de treinamento para a Copa do Mundo, e o projeto, em elaboração, para implantação do Centro Estadual de Gestão de Riscos e Desastres que será interligado com os municípios e com o Centro Nacional de Defesa Civil (Cenad).