Serviço itinerante da Previdência Estadual para orientar e esclarecer dúvidas de servidores, o Balcão Previdenciário vai passar, até o final deste mês, por quatro locais, priorizando o atendimento aos trabalhadores de nove unidades vinculadas à Secretaria da Saúde (Sesab) e ao Planserv.

A primeira parada no roteiro será nesta quinta-feira (13), quando a equipe da Suprev atenderá no Centro de Atenção à Saúde Professor José Maria Magalhães servidores do Planserv, Centro de Referência Estadual para Assistência à Diabetes e Endocrinologia (Cedeba), Centro de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred), Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) e Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa).

Na sexta (14), o Balcão estará no Hospital Menandro de Farias, em Lauro de Freitas. O roteiro termina nos dias 27 (quinta), com atendimento aos servidores da Diretoria de Vigilância e atenção à Saúde do Trabalhador (Divast) e do Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap), e 28, no Centro Estadual de Oncologia (Cican) e Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (EFTS).

O Balcão já atendeu 1.467 servidores, com 2.211 serviços prestados em visitas às secretarias da Administração (Saeb), do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), do Desenvolvimento Social (Sedes), da Saúde (Sesab), das Relações Internacionais (Serin), de Comunicação Social (Secom), da Agricultura (Seagri), do Planejamento (Seplan), da Fazenda (Sefaz), da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), Casa Civil, Gabinete do Governador, Gabinete do Vice-Governador, Casa Militar, Assuntos Internacionais, Hospital Roberto Santos, Laboratório Central de Saúde (Lacen), Departamento de Polícia Técnica (DPT), Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), Institutos de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e Anísio Teixeira (IAT), além do Hospital Geral do Estado (HGE) e Tribunal de Justiça.

Avaliação

Na última visita, realizada aos servidores do Tribunal de Justiça (no prédio sede e no Fórum Rui Barbosa), nos dias 30 e 31 de agosto passado, 104 pessoas procuraram por 127 serviços. A nota atribuída pelo atendimento prestado aos servidores do Judiciário foi 10, avaliação recorde conquistada pelo Balcão Previdenciário, que mantém uma nota média de 9,85.

Os serviços mais procurados foram nas áreas da aposentadoria, incluindo orientação e simulação (83,46%), abono de permanência (9,45%), informações diversas (3,94%) e averbação de tempo de serviço (3,15%).

Os órgãos do estado que tiverem interesse em solicitar a visita do Balcão podem preencher e enviar à Superintendência de Previdência a ficha de inscrição, por intermédio de suas Diretorias Gerais, para o endereço suprev.atende@saeb.ba.gov.br ou pelos telefones (71) 3116-5408/5442. O documento está disponível no Portal do Servidor, em link dedicado ao Balcão Previdenciário.

Serviço

O Balcão Previdenciário é uma iniciativa da Secretaria da Administração (Saeb) destinada a sensibilizar os servidores ativos para as questões previdenciárias, que se iniciam desde seu ingresso no serviço público, e ainda facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela Superintendência de Previdência Estadual (Suprev), disponibilizando-os no próprio local de trabalho do servidor.

Além da simulação de aposentadoria, o Balcão esclarece dúvidas quanto ao desconto previdenciário, orientação sobre a situação de servidores à disposição de outros órgãos e fornece informações acerca da política de investimentos do Fundo Previdenciário do Estado.