Nos dois primeiros dias de atendimento nos estandes instalados em cinco shoppings de Salvador, o Procon-BA, órgão vinculado à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJCDH), beneficiou mais de 350 consumidores interessados, entre outros assuntos, em esclarecer dúvidas sobre ‘crédito consignado’ e ‘superendividamento’.

Iniciado na terça-feira passada, o atendimento especial, que é realizado em comemoração aos 22 anos do Código de Defesa do Consumidor, prossegue até as 22h desta quinta-feira nos shoppings Iguatemi, Salvador, Barra e Salvador Norte, e no Piedade, até 21h.

Além do credito consignado e superendividamento, temas que mais preocupam os órgãos de defesa do consumidor do país, as pessoas também estão tirando dúvidas sobre descumprimento de oferta, vício de produto e prazos para entrega da mercadoria.

Consumo seguro

O Procon-BA, juntamente com a Vigilância Sanitária e Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), integrará um grupo de trabalho para ajudar na prevenção e reparação de acidentes de consumo. O grupo fará parte de uma Rede de Consumo Seguro e Saúde e será responsável por avaliar e publicar os principais alertas de produtos de consumo, oferecendo melhores práticas de vigilância de mercadorias.

A parceria foi discutida na quarta-feira passada, em reunião realizada na sede do órgão. Segundo a superintendente do Procon, Gracieli Leal, outras reuniões serão feitas mensalmente com os representantes de cada órgão para a troca de experiências e discussão de formas que garantam a segurança dos produtos de consumo.