O Governo do Estado da Bahia, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Governo Federal, assinaram acordo de cooperação para apoio ao desenvolvimento de Programas de Pós-graduação stricto sensu em Instituições de Ensino Superior do Estado da Bahia.

O acordo foi assinado durante o Fórum Nacional Consecti/Confap, sexta-feira passada (14), em Gramado, no Rio Grande do Sul. O valor é de R$ 29.736.000,00, sendo R$ 18.024.000 da Capes e R$ 11.712.000 da Fapesb. A finalidade é instituir a cooperação técnico-científica entre as instituições visando à execução de um conjunto de ações de qualificação docente, de atração de novos pesquisadores, de estímulo à cooperação acadêmica e de apoio à infraestrutura de pesquisa.

Dentre as metas que integram o acordo estão o apoio a projetos de Doutorado Interinstitucional, quota de bolsas de Pós-Doutorado, ampliação da quota de bolsas de Mestrado e de Doutorado, apoio financeiro aos programas de Pós-Graduação stricto sensu, e apoio a projetos estratégicos para o Estado da Bahia.