Todos os conhecimentos do “marketing solidário” e as suas diferenças em relação ao convencional foram apresentados nesta sexta-feira (14) no curso especial que a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) promoveu no Centro Público de Economia Solidaria (Cesol), no bairro do Comércio, em Salvador, reunindo representantes de empreendimentos solidários de Salvador e região metropolitana.

A capacitação é uma preparação para o Brechó Solidário, que será realizado nos dias 20 e 21 de outubro, com recursos disponibilizados por meio de edital público da Setre. Para Ana Paula González, participante do curso estará pela primeira vez no brechó para “fazer bonito".

Integrante do projeto de formação de empreendedores em artesanato sustentável, em Jauá, município de Camaçari, ela terá uma chance de vender esteiras, tapetes e descanso de panela, fabricados com taboa. Mesma alegria demonstrou Mariza Pedreira de Souza, da Associação Guia de Luz, que trabalha com alimentação e reúne 22 mulheres do bairro da Fazenda Garcia, em Salvador. Ela participou do Brechó Solidário três vezes e da Conferência Rio + 20.

"Este curso tem uma grande importância para todos nós, porque, mesmo a nossa Associação sendo a mais experiente, com 20 anos de existência, estamos aprendendo muito e queremos melhorar cada vez mais, para oferecer uma melhor qualidade aos nossos clientes".

Diferenças

Apresentado pelo técnico da Superintendência de Economia Solidária da Setre, André Ferreira, o curso mostrou aos empreendedores a importância do marketing solidário. “Muita gente ainda vê o marketing como mito, porque não entende bem e não sabe como utilizá-lo”. Ele disse que no empreendimento solidário, as ferramentas são as mesmas utilizadas no marketing convencional, mas o propósito é diferente. “É preciso dar importância ao produto, preço, propaganda, ponto de venda e às pessoas. No empreendimento solidário, as pessoas são o nosso foco maior. Mas temos que observar ainda a qualidade do produto, a questão do preço, com o custo beneficio, e o ponto de venda”.