As informações captadas pela Pesquisa de Emprego e Desemprego, realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento, em parceria com o Dieese, Seade e Setre, mostram que a taxa de desemprego da Região Metropolitana de Salvador em agosto foi de 18,8% da População Economicamente Ativa (PEA).

Esse resultado deveu-se à pequena redução no número de postos de trabalho (8 mil) somada à elevação da PEA (15 mil). No mês em análise, a taxa de participação – indicador que estabelece a proporção de pessoas com 10 anos ou mais presentes no mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas – aumentou de 59,9% para 60,2%.

Nos últimos 12 meses, o número de ocupados aumentou 4,6%, passando de 1.594 mil pessoas para 1.667 mil. O nível ocupacional cresceu em quase todos os setores de atividade econômica analisados, como a construção (20 mil ou 14,6%), serviços (37 mil ou 3,9%) e comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (12 mil ou 3,9%). Na indústria de transformação não houve variação.