As aulas acontecem no Centro de Educação para o Trânsito do Detran-BA, em Salvador, e são voltadas para estudantes de escolas públicas e particulares que tenham entre três e 14 anos. No local, são realizadas aulas teóricas sobre sinalização, os perigos e desafios de pedestres e motoristas, além de como se comportar nas vias.

Segundo a estudante Camille Conceição, a experiência ajuda a evitar acidentes. “Agora sei que quando o semáforo está no amarelo o motorista precisa ter atenção e ir parando o carro. O pedestre não pode logo pisar na faixa para atravessar. Tem que primeiro esperar o carro parar”.

A orientação sobre sinalização também facilitou a compreensão de Alef Henrique, que admitiu já ter atravessado a rua fora da faixa. “Aqui eles explicam sobre o perigo de não esperar o sinal ficar vermelho para o carro e verde para a gente. Eu já atravessei a rua no amarelo, mas agora aprendi que o trânsito é muito importante para a cidade e todos temos que respeitar”.

As crianças também vivenciam a experiência do trânsito da cidade no centro interativo, equipado com uma maquete que simula a circulação de veículos nas vias por controle remoto. Cada participante pode verificar, por meio de monitores, o seu destino, sinaleiras, faixas de pedestre, como explicou o coordenador Vinícius Gomes. “A intenção é fazer com que ele se sinta parte do trânsito. Desde cedo, as crianças passam a ter esta consciência sobre a atitude correta nas vias, além de unir lazer e aprendizado”.

Para os pequenos, ainda há a possibilidade de percorrer um trajeto, também sinalizado, em minicarros motorizados, utilizando um espaço chamado de ‘minipista’.